Stablecoins: o que são, utilidade e as maiores.

in #crypto3 years ago

Stablecoin

São criptomoedas que buscam estabilidade de valor. Não ter volatilidade, não ter variação de preço. É criada com lastro, ou seja, pareada a um outro ativo de valor estável.

 "image.png" Fonte Image: Defi.Pulse

É um tipo diferente de criptomoeda (token), criada para ser estável e diminuir os riscos inerentes as volatilidades neste mundo crypto. Quando pensamos em criptomoedas, a alta volatilidade das criptomoedas inviabiliza a utilização como forma de pagamento digital. Por isso, são criadas as stablecoin lastreadas fisicamente.

Stablecoins são tipos de tecnologia relativamente novos e cada um deles vem com diferentes implementações, liquidez, riscos e aceitação. Stablecoin = moeda estável, as principais são USDT, USDC, DAI, TUSD, PAXG entre outras.

A principal USDT

Tether (USDT) foi um dos primeiros stablecoins centralizados a ser introduzido. Cada USDT é supostamente garantido por $ 1 na conta bancária do emissor. No entanto, uma grande desvantagem do USDT é que os usuários precisam confiar que as reservas em dólares estão totalmente garantidas e realmente existem.

As stablecoins possuem um papel importantíssimo nas aplicações DeFi permitindo que sejam mais acessível por ser reserva de valor.  "image.png"

Top 5 Stablecoins - 14/12/2021

 "image.png" Fonte: Coingecko

Stablecoins centralizadas: Também chamadas de IOU (do inglês "I owe you"), esse tipo de stablecoin tem um "dono". A companhia gera os tokens que, geralmente, representam moedas estatais, como dólar ou euro.

Stablecoins cripto-colateralizada: Ao contrário das IOUs, esse tipo de stablecoin utiliza um colateral/lastro descentralizado, o que pode ser a solução para o problema em relação à confiança no emissor. Em geral, essas stablecoins são lastreadas em criptomoedas descentralizadas como o Ether (ETH).

Stablecoins commodity-colateralizada: Lastreada por ativos como metais preciosos, obras de arte, imóveis e afins, essas moedas valem o equivalente aos ativos que representam. Como esses ativos podem sofrer variação de preço, o mesmo vai se refletir na stablecoin - o que pode ser bom ou ruim. Em geral, quem compra esse tipo de stablecoin o faz como investimento, não como forma de proteção.

**Stablecoins não-colateralizada: **Este modelo de stablecoin não possui lastro. O que mantém o preço da moeda digital estável são algoritmos que controlam a quantidade de ativos em circulação, fazendo operações de queima ou emissão de tokens conforme a necessidade para que o preço se mantenha sempre o mesmo.

Fonte: https://exame.com/future-of-money/criptoativos/o-que-sao-stablecoins-e-quais-existem/

Um pouco sobre a DAI - stablecoin cripto-colateralizada

Seu valor está atrelado a US $ 1 por meio de protocolos votados por uma organização autônoma descentralizada e contratos inteligentes. Em qualquer momento, o colateral para gerar DAI pode ser facilmente validado pelos usuários. DAI é um stablecoin descentralizada e cripto-colateralizado. Com base na capitalização de mercado dos 5 principais stablecoins, o Tether domina o mercado de stablecoin com proximadamente 80% de participação de mercado. Apesar da participação de mercado da DAI é de apenas cerca de 3%, seu volume de negociação tem sido aumentando a uma taxa muito mais rápida. O volume de negociação da DAI aumentou em mais de 4.000% em relação ao crescimento do Tether de 126% desde o início de janeiro 2020. DAI é a stablecoin nativo usado mais amplamente no ecossistema DeFi. É a stablecoin de USD preferencial usado na negociação, empréstimos e muito mais em DeFi. Para entender melhor o DAI, apresentaremos sua plataforma, Maker.

As stablecoins que dominam o mercado nos últimos 90 dias são estas, que estão em constantes mudanças:

USDT: 49,59%

USDC: 26,65%

BUSD: 9.04%

DAI: 5,64%

TerraUSD: 5,61%

FRAX: 0,95%

MIM: 2,56%

Na data de hoje somente o USDT possui uma capitalização de mais de 77 trilhões de dólares em circulação ou alocados no ecossistema financeiro das cryptos.

Investimentos

Por se tratar de uma tecnologia recente e ainda em maturação, é importantíssimo estudar a stablecoin antes de investir, criar reservas e aplicar em algum tipo de tipo de modalidade financeira.

Bom rapaziada!

Por hora é isto sobre este tema, ainda há muito sobre o assunto e vamos aos poucos para não ficar extenso.

Siga, compartilhe, assine nosso newsletter #Blockchaincwbnews !

É uma honra para nós!

https://rogersgalvao.substack.com/

_______________________________________________________

Disclaimer

Todo e qualquer conteúdo contido neste post, blog, e-mail, canal não se trata de recomendação de compra nem venda, não sou analista fundamentalista nem de trading. Não sou um consultor financeiro e você deve fazer sua própria pesquisa e não apenas ouvir pessoas aleatórias na internet. Nada contido nesta publicação deve ser interpretado como conselho de investimento. Gerencie seus riscos, faça seus estudos, tenha suas estratégias e nunca arrisque nenhum valor que possa perder ou utilizar no curto prazo. Este é um mercado de altíssimo risco.

______________________________________________________