A "Revolta da Chibata" de 1910 e a História da Minha Família

in #hivebr11 hours ago (edited)

A Revolta da Chibata foi um levante impulsionado pelos marinheiros negros da Marinha do Brasil (maioria do efetivo na época) em 1910, no Rio de Janeiro, contra os maus tratos que sofriam por parte de militares de patentes superiores, que eram brancos.

A história dessa revolta se confunde com a própria história da minha família, pois, o meu tataravô, André Avellino de Sant'Anna, foi um dos três líderes da revolta, juntamente com Gregório do Nascimento e João Cândido (o principal líder).

Foto do meu tataravô, André Avellino, em uma matéria de 1910 do jornal "O Malho", do Rio de Janeiro. Ele foi cabo da Marinha do Brasil e comandante do navio "Deodoro" e posteriormente imediato do navio "São Paulo" durante a Revolta da Chibata.

O "estopim" ou o que gerou essa revolta (como falei anteriormente) foi uma resposta dos marinheiros negros da Marinha do Brasil contra os maus tratos que sofriam a bordo dos navios. Comida precária, jornada de trabalho exaustiva e maus tratos físicos por parte de superiores hierárquicos, com o uso da "chibata"(objeto semelhante hoje ao "cacetete" utilizado pela polícia) para repreender marinheiros em casos de "indisciplina".

Muitos dos marinheiros negros que serviam a Marinha naquela época eram descendentes de escravos (meu tataravô foi um dos beneficiários da "Lei do Ventre Livre") e a questão dos maus tratos contra negros por parte de brancos era algo ainda visto como normal pela sociedade da época, mesmo já tendo passado quase 40 anos após a Abolição da Escravatura no Brasil.

Eu tenho bastante orgulho dessa história. Fico feliz de ver que meu percursor foi um homem corajoso, de fibra, que lutou pelos seus ideais, contra o racismo e pela liberdade.

A vida após a revolta para meu tataravô foi muito sofrida, pois, os revoltosos foram severamente punidos pelo Governo Brasileiro e pela Marinha. Muitos foram mortos, presos, e outros como meu tataravô André, foram perseguidos e ameaçados de prisão até o fim das suas vidas.

Apesar do fim trágico, André Avellino, João Cândido e Gregório foram heróis e seus nomes devem estar sim entre os Heróis do Brasil!

Sort:  

Bzzzrrr, @jsantana, não posso acreditar na força e coragem de seu tataravô! É uma história incrível, um verdadeiro buzzz à bomba! Tanto orgulho e sacrifício em lutar por seus ideais, é uma lição para todos. #hivebr

AI generated content

Obrigado por promover a Língua Portuguesa em suas postagens.

Vamos seguir fortalecendo a comunidade lusófona dentro da Hive.

Metade das recompensas dessa resposta serão destinadas ao autor do post.

Vote no @perfilbrasil para Testemunha Hive.


Your post was manually curated by @vempromundo.
banner_hiver_br_01.png

Delegate your HP to the hive-br.voter account and earn Hive daily!

🔹 Follow our Curation Trail and don't miss voting! 🔹

Curious about HivePakistan? Join us on Discord!

Delegate your HP to the Hivepakistan account and earn 90% of curation rewards in liquid hive!

50 HP
100 HP
200 HP
500 HP (Supporter Badge)
1000 HP

Follow our Curation Trail and don't miss voting!

Additional Perks: Delegate To @ pakx For Earning $PAKX Investment Token


Curated by crazyphantombr

Muito legal saber dessa parte da sua história. Ouvi dizer alguma coisa sobre a marinha e o reconhecimento desses marujos como heróis. Sei que é complicado e não vão deixar contar a história real, mas sabemos que eles sofreram muito nas mãos dos militares. Principalmente os escravos.