Até 2030, automação tomará 40 milhões de empregos nos países da OCDE

in #parley-pt7 years ago (edited)

Novo estudo da Bain & Company também prevê que, em um cenário básico, a rápida disseminação da automação pode eliminar de 20% a 25% dos empregos atuais.

Uma tempestade perfeita está se formando para as empresas globais: a combinação de envelhecimento populacional, adoção de novas tecnologias de automação e aumento da desigualdade. Esses três fatores podem se somar e desencadear revoluções muito maiores que as experimentadas pelo mundo nos últimos 60 anos.

Com o final da era do pleno emprego, a Bain prevê que o crescimento da força de trabalho vai se desacelerar 0,4% ao ano nos anos 2020. Essa retração, nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pode resultar em uma queda do PIB de US$ 5,4 trilhões até 2030.

Diante de uma crescente escassez de mão de obra, as empresas e os investidores tendem a investir cada vez mais em tecnologias de automação. Segundo Karen Harris, líder global da prática de macroeconomia da Bain & Company, a medida pode causar uma falsa impressão.

“O crescimento temporário do emprego acabará sendo ofuscado pelo crescente descompasso entre o potencial de produção e o poder de compra para dar conta de tamanha capacidade”, afirma Karen. Isso quer dizer que as novas tecnologias poderiam alimentar uma expansão de 10 a 15 anos, seguida de um colapso.
No cenário básico, a rápida disseminação da automação pode eliminar de 20% a 25% dos empregos atuais – o equivalente a 40 milhões de trabalhadores deslocados – e diminuir o crescimento salarial para muitos outros trabalhadores.


View on Parley


What is Parley?


Parley is a Steem-based Reddit competitor that allows users to submit links and curate news they find around the web in order to promote discussion on the Steem platform. Read more

Sort:  

You got a 2.37% upvote from @brupvoter courtesy of @rodrigosantana77!

Muitas pessoas acham que vão se perdendo empregos á medida que se vai criando novos empregos, mas a triste realidade que vários estudos mostram, é que, por cada 4 empregos perdidos apenas 1 é criado.